Não se torne aquilo que você mais teme

Se olho para mim, me deprimo. Quando olho para os outros me iludo. Quando olho para as circunstâncias me desencorajo. Mas quando olho para Cristo me completo.
- Steven Lawson

Sabemos que a lei é divina; mas eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo. Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio.
- Romanos 7:14-15


Olhe para si mesmo agora. Mas, não olhe para suas roupas, nem calçados e muito mesmo para a forma que seu cabelo está. Olhe para dentro de si e contemple as misérias que rodeiam sua alma. Você não vai conseguir encontrar nada de bom. Sabe aquela pessoa que você tanto teme? Aquela pessoa pelo qual as atitudes você despreza e não gostaria de estar com ela por cometer tal alto? A grande noticia de hoje é que você tem potencial para se tornar igual ou até pior do que essa pessoa que você tanto teme e condena. 

A grande noticia é que não podemos esconder os trapos de imundícias que está sobre nós. Nossa cegueira é tão grande que buscamos a auto aceitação e aceitação do outro por sermos quem somos e fazer o que fazemos, mas a verdade é que ainda não aprendemos a admitir verdadeiramente a nossa podridão, não temos coragem de vencer o orgulho e dizer que não somos nada, não merecemos nada e não temos que ser aceitos coisa nenhuma. Os nossos melhores talentos, as nossas melhores obras não servem para nada, sabe por quê? Por que nada disso pode nos salvar de quem verdadeiramente somos: Seres completamente depravados. E o que é depravação? É degradação moral; perversão, corrupção.

A pessoa que você considera a mais bondosa pode rapidamente te decepcionar em uma situação de risco. O marido fiel pode em segundos trocar sua esposa por minutos de prazer. O filho estudioso pode de repente se jogar nas drogas. O Pastor dedicado pode ser comprado por um salario maior. Onde está toda nossa perfeição? Não existe. Somos falhos, interesseiros, voláteis. Somos Fracos. Temos medo de seguir em frente e lá na frente cair, então preferimos permanecer estáticos, estacionados, achando que assim seremos “menos pecadores”. Isso absolutamente é um erro. Uma pessoa que pensa e não faz não se torna menos pecadora do que aquela que pensa e executa, o que difere em ambas são apenas as consequências. 

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo o que olhar para uma mulher, cobiçando-a, já no seu coração adulterou com ela. (Mateus 27-28)

“Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?” (Romanos 7:24)

Quando olhamos para nós mesmos não encontramos nenhuma esperança, pois sabemos que tudo que conseguimos sozinhos é para nossa autodestruição, não somos nada sem a benção de Deus, tudo é ilusão, tudo é caminho de morte. Nossa ansiedade nos consome, nossa sede por sermos algo nos desorienta. Quem nos livrará deste corpo que nos leva para a morte? 

“Que Deus seja louvado, pois Ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!” (Romanos 7:25)

A nossa esperança não deve estar em nós mesmos e sim em Cristo, somos fracos sim, mas Cristo aperfeiçoa o seu poder em nossa fraqueza. 

Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte. (II Coríntios 12:9,10)

Somos miseráveis sim e nossas melhores obras são como trapos de imundícia, mas mesmo assim a Graça de Deus manifestou-se a nós!

Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
(Efésios 2:5-10)

Devemos tão somente aprender a confiar no senhor, retirar de nós todas expectativas e cobranças e submeter-se ao Senhor. Que Ele limpe a nossa sujeira, que nos livre do poder que o pecado tem sobre nós e que nos ajude a sermos diferentes, não para nos vangloriar, mas para nos alegrarmos nele. 

E não somente o Universo, mas nós, que temos o Espírito Santo como o primeiro presente que recebemos de Deus, nós também gememos dentro de nós mesmos enquanto esperamos que Deus faça com que sejamos seus filhos e nos liberte completamente. Pois foi por meio da esperança que fomos salvos. (Romanos 8:23-24)

Com amor,
Shirley Costa


Comentários