Oração ou reza?

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á." 
- Mateus 7:7,8
Cristo em toda a Sua Palavra nos ensina diversas vezes sobre uma arma poderosa, uma das principais formas de enriquecer a intimidade com Deus: a oração.

Em Mateus 6:5-8 Cristo nos instrui como orar, muitos no séc. I acreditavam que grandes listas ou técnicas utilizadas nas orações manipulariam o Senhor, comparando-se aos pagãos da época que recitavam longos guias com nome de deuses esperando satisfazer seus desejos. A prática da oração doutrinada por Jesus nos trás totalmente o contrário, a oração verdadeira depende muito mais do que está em nossos corações, do que aquilo que está pronto na língua. Não informamos a Deus o que precisamos ou queremos, a oração não é um manual para receber riquezas, bem como mágicas, mas sim a forma pura de cultivar um relacionamento com Nosso Pai.

Temos retrocedido voltando ao séc. I, empregando a oração em nossos pedidos mimados de fortuna, posses e até mesmo vinganças.

Quando o Senhor nos incitou a orar (Mateus 7:7-12) o pedir e dar, buscar e achar, bater e abrir, nada tem a ver com prosperidade de bens que muitos pensam, Ele falava sobre o espiritual, a sabedoria e direção que vem até nós através da obra do Espírito de Deus. A partir do momento que o Espírito Santo está no controle do nosso coração, do nosso querer, tudo deixa de ser nosso e passa a ser dEle, só desejaremos o espiritual, o que de fato importa, em cumprimento da promessa do Nosso Senhor.
Uma vida de oração requer sinceridade, não petições, requer secreto, não superstições.

"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa." - Mateus 6:5 

A nossa natureza humana, pecaminosa tem uma necessidade terrível de aparecer, de ser adorado por homens, de mostrar aos mesmos o que fazemos, a oração fiel deve ser para o Senhor, vinda do íntimo, para a Glória dAquele que há de vir. 

Tem existido sinceridade nas suas orações? Ou elas se tornaram rezas? 

O muito falar não quer dizer particularidade, não quer dizer intimidade, não quer dizer devoção, o Senhor sabe cada palavra que sairá da sua boca, mas Ele espera de cada um de seus filhos sinceridade. Orar é conviver, se entregar, estar disposto à vontade de Quem tudo por nós entregou. 
Fale com o Seu Pai, tenha conforto com Ele, relacione-se, Seus Ouvidos estão abertos para te ouvir. Esqueça todas as técnicas ou preces que te ensinaram, que você criou, floresça um relacionamento com o Seu Salvador. 

"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará."
- Mateus 6:6



Com paz e alegria,
Lavínia da Hora ❤️

Comentários