Oi, quero falar com você. Sobre suicídio!

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." 
- João 16:33


Suicídio - Sui (sí mesmo) Caederes (ação de matar). Ruína causada por ação do próprio indivíduo, ou por falta de discernimento, de previdência. Ato intencional de matar a si.

No mundo ocorrem cerca de 804 mil suicídios por ano, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida, ou tenta. No Brasil cerca de 28 pessoas por dia tiram a própria vida, entre elas de 10 à 40 pessoas tentam, mas não conseguem. O nosso país é o 8° na lista dos países com maiores índices de suicídios, ocorrendo de forma comum em adolescentes de 10-14 anos, e jovens de 15-29 anos, na sua maioria do sexo masculino, porém esse malefício vem crescendo entre as mulheres. 

É interessante saber que uma das causas é a falta de previdência (citada no início do texto), criou-se um tabu relativo a esse assunto, as pessoas não querem falar, nem mesmo pensar sobre. 

No entanto, se não falarmos, como ajudar quem precisa?  

Para chegar a certa atitude um indivíduo deixa alertas mesmo sem perceber, seu corpo, seu olhar, falam, pedem socorro. Costuma-se usar frases de alarme, "não aguento mais", "meus problemas me sufocam", "quero sumir", "quero morrer". A depressão e os transtornos psicológicos surgem encurralando a pessoa, e seu comportamento muda, o sofrimento não é expressado de forma clara, ela não consegue se expressar. 

90% dos suicídios podem ser evitados, se houver atenção, cuidados e preocupação de estar perto, bem como zelar por quem sofre com desassossegos. 
A melhor forma de ajudar é conversando, incentivando de forma positiva, orando, sendo ombro amigo. 

Hoje eu estou aqui para falar com você, que acredita que é o fim. 

"Você não quer ser um assassino. Não quer matar a si, mas sim a dor, quer acabar com ela." 

Em João 3:16 fala que :

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." 
               
Nós não pereceremos, Cristo tem a vida eterna, Ele é a própria vida. Ele venceu o mundo por mim, por você, por nós. Acredite você não está sozinho (a). 

Não tenha medo de procurar ajuda, não tenha medo de falar, de procurar acompanhamento. Você não é um dramático, não é um chato, não é um suicida, a dor faz parte da vida, com Jesus nosso Senhor e Salvador ela será vencida. 

Conte comigo para ser sua amiga, sua ouvinte. Tenho amigas que também querem te ajudar. 
Não desista só porque as coisas estão difíceis, Jesus é a nossa esperança. 

10 de setembro dia Mundial de Combate ao suicídio 
#DigaNãoAoSuicídio

Conte conosco:

laviniadahora@hotmail.com.br / shirleycosta16@hotmail.com / patricia.gafen@gmail.com

Com amor, fé e esperança 
- Lavínia da Hora 💛

Comentários