O que existe no seu coração?

“Eu te coloquei no deserto para saber o que existia em seu coração.”
- Deuteronômio 8.2

"Como Deus trata conosco? Ele nos leva para o deserto.

As provações existem para nos transformar.

Como é um deserto?
Um lugar de instabilidade.
É um lugar extremamente frio durante a noite e extremamente quente durante o dia. Durante a noite a temperatura atinge cerca de 40º negativos de temperatura.
Lugar de privações e esterilidade.
Falta das coisas mais essenciais.

Qual o propósito do deserto?
Humilhar e provar.

Qual o resultado na vida daquele que passou pelo deserto?
Receber revelação e conhecimento da vontade de Deus."

Precisamos compreender que o deserto é necessário para todo cristão, é o meio que Deus usa para revelar quem somos e nos transformar em como Ele deseja que fossemos. E um dos princípios que Deus requer de nós é a PUREZA

No sermão do monte Jesus disse: 

Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
- Mateus 5:8

Se não somos puros, não veremos ao Senhor. Precisamos buscar a Pureza. 
Medite no texto de Hafeez Baoku a seguir:

Ser puro é ser virgem?

"Quando a maioria de nós ouve a palavra pureza, nossas mentes automaticamente pensam em abstinência ou virgindade, mas pureza é bem maior que ambos. Uma pessoa pode ser virgem, mas ainda assim não ser pura. Uma pessoa pode ser casada e nunca ter tido um caso extraconjugal e ainda assim não ser pura. Por outro lado, uma pessoa pode ser pura mesmo tendo um passado de promiscuidade sexual. Pureza não se trata apenas de dizer não para o sexo antes do casamento. Pureza não se trata apenas de dizer sim para o sexo dentro do casamento. Pureza é dizer sim para a piedade.

A palavra grega para pureza usado no Novo Testamento é hagneia, que também pode ser traduzida como “vida sem pecado”. Apesar de olharmos para as palavras “sem pecado” e automaticamente nos excluímos de sermos puros por conta dos pecados em nosso passado, estamos nos esquecendo de que, como cristãos, nossa identidade se baseia naquilo que Cristo fez por nós. Quando Deus olha para nós, Ele não vê pecadores perversos e maus que Ele é forçado a amar porque não achou ninguém melhor. Ele nos vê como santos justos e irrepreensíveis por quem Ele voluntariamente morreu na cruz movido por um irresistível amor.

Note que toda vez que Paulo escreve suas cartas às igrejas do Novo Testamento, ele sempre se refere a seus destinatários como santos, não como pecadores. Mesmo à igreja de Corinto – uma das mais imorais, rebeldes e sexualmente promíscuas – Paulo se refere como santos por causa da identidade deles com Cristo: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1 Coríntios 1.2).

Como santos imaculados, a pureza é possível para todos nós. Como 1 João 1.9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. Quando submetemos nossa sexualidade a Cristo, confessamos a Deus e aos outros quando pecamos e proativamente lutamos contra o pecado todo dia, somos puros, independentemente do que fizemos em nosso passado. Por isso a pureza não é meramente definida a partir de atos sexuais, mas também pela fidelidade em buscar a Deus com nossas intenções e pensamentos do nosso coração."

Deus requer PROPOSITO

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.
- Romanos 8:28

As coisas só vão cooperar bem para você, se você verdadeiramente amar a Deus. Não adianta apenas ir ao culto, ajudar os pobres, evangelizar, precisamos realmente ter um relacionamento pessoal com Deus, precisamos conhecer o seu caráter, os seus atributos e o seu proposito para nossas vidas. Só assim poderemos confiar nele para o futuro. 

Deus requer OBEDIÊNCIA:

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
- Romanos 6:16

Não basta somente ouvir a voz de Deus, é preciso obedecer! Obedeça ao que o Senhor te falou, não fique só dizendo que Deus falou com você, levante-se e faça o que Ele falou! Precisamos entender que a fé sem ação é morta. Então, tenha coragem e siga com precisão o seu Senhor. 

Deus requer :

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
- Romanos 1:17

Tudo que não provem da fé é pecado. Precisamos ter fé. Acreditar nas promessas de Deus, ter convicção que por pior que seja a situação em que estamos passando, tudo isso serve para nos transformar em seres parecidos com Jesus. Não podemos esquecer daquilo que Deus nos falou, principalmente nos momentos de aflição. 

Descanse na promessa do Senhor:

O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do Senhor todo dia.
Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.
- Provérbios 23:17,18

Com amor,
Shirley Costa



Comentários