Ansiosa demais com o que vestir?

Qual mulher já não andou ansiosa com relação à sua aparência e com o que haveria de vestir? Ansiedade é um estado de inatividade prática que consome nosso tempo, forças e alegria. Enquanto nos debatemos interiormente, pouco (ou nada) fazemos de útil.


Existe espaço para um zelo saudável para com essa área da nossa vida, mas muitas vezes estamos tão preocupadas com nossa aparência que concentramos nossas emoções e ações de forma desproporcional.

Andar ansiosa com relação ao que haveremos de comer, beber ou, mais especificamente no caso de nós mulheres, com o que haveremos de vestir, pode acabar nos levando a práticas de consumismo. Sim! Muitas vezes a forma como consumimos pode demonstrar quais são as reais preocupações do nosso coração, o que realmente domina a nossa mente.

Sempre que pensamos no que a Bíblia nos fala sobre ansiedade lembramos logo da ordem restritiva e negativa de não andarmos ansiosas por coisa alguma: “não andeis ansiosos...”

Jesus é claro a esse respeito. "Simplesmente não ande ansiosa!" Parece simples? A gente sabe que na prática não é tão simples assim.

Mas Deus não nos deixa apenas na perspectiva negativa – "simplesmente não ande ansiosa! Se vire para vencer a ansiedade!" – com uma proibição fácil de decorar, mas difícil de colocar em prática.

Existe uma dinâmica maravilhosa encontrada em várias partes das Escrituras que nos ajuda a deixar de lado atitudes e comportamentos que não são corretos e nos leva a nos exercitar na justiça: a dinâmica do DESPOJAR/REVESTIR.

Deus nos diz não apenas o que não devemos fazer. Ao mesmo tempo que nos diz o que deixar de lado, nos ensina a trocar aquelas práticas antigas e pecaminosas por práticas verdadeiramente boas, legitimamente saudáveis e perfeitamente alinhadas com nossa nova vida, com a nova realidade que desfrutamos em Cristo.

Com relação à ansiedade sobre o que vestir (que pode nos levar ao consumismo) o despojar/revestir é claro. Contra a preocupação, a ansiedade, o apego, o sentimento de sempre precisar de mais, Cristo nos dá o antídoto: desapegue! A ansiedade deve ser substituída por práticas de generosidade.

Em Lucas 12 Jesus nos diz não apenas o que devemos deixar de fazer. Ele nos ensina também qual deve ser a atitude correta.

Despojar - Lucas 12: 22:30


"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas. [...] "Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais vestirá vocês, homens de pequena fé! Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas."

Por que não se preocupar exageradamente com o que vestir? Talvez a resposta esteja nos últimos versos. Os descrentes é que se preocupam tanto com essas coisas. E nós? Nós temos coisas mais importantes com o que nos preocupar. Talvez estamos gastando tanto tempo nos preocupando com o que vestir porque não estamos gastando o nosso tempo com aquilo que deveríamos gastar. E é sobre isso que Cristo fala em seguida.

Revestir - Lucas 12:31-34

“Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas. Não tenham medo, pequeno rebanho, pois foi do agrado do Pai dar-lhes o Reino. Vendam o que têm e dêem esmolas. Façam para vocês bolsas que não se gastem com o tempo, um tesouro nos céus que não se acabe, onde ladrão algum chega perto e nenhuma traça destrói.

Troque sua preocupação excessiva com o que vestir, comprar, ter, possuir por atos de generosidade. Busque o Reino, invista em missões, ajude os necessitados. Ocupe sua mente e seu orçamento com as coisas do Reino. Esteja mais preocupada com coisas de valor eterno do que com coisas temporais que não tem muito valor para além dessa vida. Ocupando sua mente com coisas de valor eterno, pouco tempo vai sobrar para andar preocupada e ansiosa com coisas de menor valor. E as outras coisas? O Senhor sabe do que você precisa. Descanse em Deus e tudo o mais lhe será acrescentado.

Conclusão - Lucas 12:35

Muitas vezes pensamos que nossa espiritualidade está dissociada da nossa prática. Queremos resolver as nossas questões espirituais à parte de mudanças na nossa forma de agir, mas nada pode estar mais longe da realidade. Espiritualidade e prática não são coisas separadas. Nossas práticas refletem a nossa condição interior. Nossos interesses e preocupações são o reflexo do nosso coração. Por isso mesmo Cristo termina dizendo

“Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração".


Renata Veras, Blog Mulheres em Apuros.


Com esperança e fé,
Lavínia da Hora

Comentários