O livro de Rute

O que Deus me ensinou ao ler o Livro de Rute.

Estive lendo o livro de Rute e fiquei maravilhada em como o Senhor conduziu a sua vida , e também pela  provisão de Deus na vida de quem o serve de coração puro.

A história de Rute tem início quando Elimeleque decidiu mudar-se de Belém de Judá ( casa do pão) para a cidade de Moabe com sua esposa Noemi e seus dois Filhos Malom e Quiliom, pois neste tempo em que os Juízes julgavam, a terra teve fome.

Dirigiu-se este homem com sua família para lá em busca de sobrevivência, pois a região de Moabe era bem favorável a produção agrícola. Por outro lado, era uma terra proibida por Deus, pois (representava o mundo) era tida como incestuosa, cheia de idolatria e de oferendas, mas o pai de família não se importou com isso e partiu deixando de lado a verdade de Deus. 

Depois disso, habitando em campos de Moabe, muitas coisas ruins aconteceram a esta família, Elimeleque faleceu, deixando Noemi viúva. Um tempo depois seus dois filhos que haviam se casado com mulheres Moabitas (Orfa e Rute), morreram também. Ficou Noemi apenas com suas noras. Três mulheres viúvas e desamparadas numa cidade pecaminosa.

Neste episódio, o Senhor nos ensina que todo aquele que deixar Belém a casa do pão, (caminhos do Senhor) em direção a Moabe o lugar proibido, (mundo)  encontrarão morte, tristeza e perdição.  

Chegou até os ouvidos de Noemi que Deus havia se lembrado de seu povo dando-lhe pão. Não havia mais fome em Belém e decidiu voltar para lá.  Ela insiste que suas noras Orfa e Rute voltem cada uma para casa de suas mães para que fossem felizes. Porém, elas choraram em alta voz, mas somente Rute decidiu firmemente seguir para Belém com Noemi e não deixá-la.

“ Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus"! Rute 1:16 


Observei que Rute deixou seus deuses, sua família, e inclinou o seu coração ao Deus verdadeiro. Ela abandonou suas tradições e sua idolatria para ir com Noemi para um lugar que ela não conhecia, pois o seu coração estava voltado para Deus. 

E eu, até que ponto abandonei as minhas idolatrias ?  hoje sei que é preciso largar se necessário, tudo, para seguir o Senhor. 

Rute também mostra o seu compromisso com Noemi e a sua amizade em não desampará-la.

“Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!"  Rute 1:17 

Nisto Deus me fez entender o tipo de amiga que devo ser, devo ser como Rute, leal .

Deus usa a vida de Rute para abençoar Noemi em Belém: Ela rebusca espigas nas terras de Boaz. Este era o parente mais próximo do marido de Noemi, sendo ele senhor de muitos bens, um homem de grande valor, que viria a ser o resgatador de Rute. Aquele que poderia pela lei suscitar descendência para Noemi em nome do seu esposo falecido Elimeleque. 

Assim como Rute trouxe tantas bençãos para Noemi, quero ser também alguém que produz, que abençoa o próximo.

"E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha". Rute 2:2

De acordo com a lei mosaica os pobres tinham o direito de colher as espigas que caíam das mãos dos segadores (Lv. 19:9; 23:22; cons. Dt. 24:19). Espigas se refere à cevada (. Rute 1:22).

E pela provisão de Deus foi colher precisamente no campo de Boaz.  
E  Boaz vendo aquela moça com vestes diferentes de suas criadas, ficou confuso e perguntou ao  capataz:  "Quem é esta moça e a quem ela pertence?
Esta é a moça moabita.  "É aquela estrangeira que voltou de Moabe com Noemi!"
Rute 2:4-6

Embora a lei de Deus lhe conceda o direito de respigar, Rute demonstra sua humildade, pedindo permissão para trabalhar no campo. (Lev. 19:9, 10)  

E Boaz lhe concede e lhe diz que respigue somente em seu campo com suas moças. Contou  que ouviu sobre sua conduta leal para com Noemi, que deixou seus pais e veio ter com ela em Belém, e ainda a encheu de coragem e esperança:

“Deus recompense teu modo de agir e haja para ti um salário perfeito da parte de Deus, o Deus de Israel, debaixo de cujas asas vieste refugiar-te.” Rute 2:12

(Senhor, nos faça humildes o suficiente para nos colocarmos na posição de servos, ainda que tenhamos direito por lei, pois dessa maneira foi Rute.)

E foi assim que nasceu o amor entre Rute e Boaz.
Rute foi notada por causa de suas muitas virtudes e isso o agradou. 
Ela trabalhava diligentemente com as tantas outras na cevada e mesmo no meio de tantas outras servas, Boaz a notou e casou-se com ela, pois era mui virtuosa.

Assim eu quero ser também, notada por minhas virtudes, como fora Rute. 

Este era o propósito de Deus: Trazer Rute de Moabe para habitar em Belém e casar-se com Boaz. Pois seriam ancestrais de Davi, que seria ancestral de Jesus Cristo.

E assim a descendência de Noemi continuou:

As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!
O menino dará a você nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que é melhor do que sete filhos para você!"
Noemi pôs o menino no colo e passou a cuidar dele.
As mulheres da vizi­nhança celebraram o seu nome e disseram: "Noemi tem um filho!", e lhe deram o nome de Obede. Este foi o pai de Jessé, pai de Davi.  Rute 4:14-17

Rute gerou Obede, que mais tarde geraria Jessé, que mais tarde geraria Davi, que foi rei em Israel, homem segundo o coração de Deus.

( Rute fora Bisavó de Davi).  

Que maravilhoso ver a provisão, o cuidado de Deus  na vida de sua serva, e como ela lhe foi obediente em tudo. 

 Que o Senhor nos abençoe com humildade para servi-Lo com amor de servos.
Amém!

Com amor e gratidão:
- Patrícia Gomes. 

Comentários