Respeite o processo de CICATRIZAÇÃO

"Se vocês não tiverem uma fé firme, não poderão ficar firmes."


"Cicatrização é o nome dado ao processo de reparação tecidual que substitui o tecido lesado por um tecido novo. A reparação envolve a regeneração de células especializadas, a formação de tecido de granulação e a reconstrução do tecido. Esses eventos não acontecem isoladamente, e sim, sobrepondo e se completando.
A cicatriz é o tecido novo que se forma durante o processo de cura de uma ferida. A natureza a utiliza como um meio para fechar as lesões do organismo quando não é possível a regeneração perfeita dos tecidos." (Portal educação)

Todos nós estamos num Processo de Cicatrização exterior e/ou interior. Assim como nosso corpo sofre com feridas, a nossa alma também sofre. Durante o caminho, passamos por processos, processos necessários para sermos transformados, para ficarmos semelhantes a Jesus. Particularmente falando, meu corpo nos últimos três meses está passando por um processo de cicatrização bem difícil, fiz um procedimento cirúrgico e por mais que para a glória de Deus deu tudo certo e a recuperação foi tudo bem, a ferida não fechou de uma hora pra outra, é algo mais lento do que esperava e mexeu com toda a estrutura do meu corpo, senti dores, inchaço, retenção de liquido, engordei, não pude comer o que queria e sim só o que eu podia, fui limitada de atividades físicas e mentais; fiquei cansada e fadigada; não queria respeitar o processo, queria me levantar e fazer o que fazia antes de qualquer jeito, mas, se o fizesse a ferida inflamaria e demoraria mais ainda para cicatrizar, causando maior dor e sofrimento. 

Observando a ferida do lado de fora é mais fácil do que do lado de dentro, só que não adianta muito, porque só sabemos que estamos realmente curados quando olhando para dentro. Eu olhava para a cicatriz que tinha formado em mim e pensava: "já está tudo bem", mas, minha mãe dizia: "por dentro ainda não cicatrizou, você precisa esperar". Não adianta você querer fazer coisas durante o processo de cicatrização que não cabe a você; você precisa aprender a esperar essa ferida sarar. 

"Se não quer comprometer o tempo de cicatrização da sua ferida, não lhe toque e, sobretudo, evite tirar a crosta. Deixe-a cair sozinha e seguir o seu curso natural. Se forçar a crosta, pode deixar na pele uma cicatriz mais visível do que o necessário." (Picsolutinon)

Nesse momento, precisamos descansar em Deus, tendo a certeza que essa ferida vai sarar e voltaremos a ser melhor do que éramos antes. Não adianta pressa, respeite o processo, você vai ficar bem. Alimente-se daquilo que realmente você precisa e faça regime do que não te faz bem. Muitas vezes Deus nos permite sair da rotina, das aventuras, dos passeios... Para que possamos parar e refletir o que realmente importa nesta vida, quais são nossas prioridades, quais as pessoas que verdadeiramente nos amam e o que vamos dar valor quando esse processo passar, porque ele vai passar e no final dele você terá mais testemunhos para contar. 

Estou no processo e você? 

Com amor,
Shirley Costa


Comentários

  1. Que sensacional, me doeu muito ler isso, mais agora faz total sentido pra mim, que apos ter me divorciado eu procurei esconder a ferida e ignorar a dor e fingir que estava tudo bem e então a queda parece ter sido mil vezes pior e apos 3 anos descobrir que eu havia apenas adiado o tratamento. Agredeço a Deus por ter lido isso hoje e que momento para se estar vivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, fico feliz, glórias a Deus! Que Deus te abençoe e que você seja curado por dentro para que possa transcender por fora.

      Excluir
  2. Eu fui tocada por este texto. Passei por um término de namoro do ano passado e teimosa acho q já estou recuperada. Eu sou essa q fica a tirar as crostas antes do tempo (porq acha q já está boa). Ainda estou em processo de cura e tratamento deve ser levado até ao fim. Amém

    ResponderExcluir
  3. Ou seja.. fico a tentar arrancar as crostas na pressa,de um namoro novo. Deus diz-me ainda não é altura. Ainda estou em processo de cura. Só queria saber quando estarei curada. No hospital nos dão uma estimativa de recuperação... com Deus é tudo às cegas.
    Fé! Deus ajuda-me e dai-me força. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus te dê forças e ânimo flor! Estar no processo de cicatrização em Deus não é as cegas, Ele nos mostra o que devemos fazer e onde devemos ir e também nos dá sinais de progressão ou regressão, precisamos somente ser obedientes e confiar que Ele tem o melhor para nossas vidas. O tempo dele não é igual ao nosso, a ansiedade não faz parte de sua vontade para nós, vamos descansar nosso coração. Vai ficar tudo bem.

      Excluir

Postar um comentário

Através de vidas, você pode ser edificado. E através de você vidas podem ser edificadas. Deixe seu comentário :)