Em que tenho crido?

"Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!
Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.
Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações."
- Jeremias 17:5-10



Confiar apenas em si, na força do próprio braço ou nos bens materiais é algo muito perigoso, mas tornou-se banal na época que estamos vivendo. As pessoas têm tido confiança que são autossuficientes, que dependem apenas de si mesmas, importa somente o que conseguem fazer e ganhar. Tornou-se algo desastroso.
No versículo 5 de Jeremias 17 o Senhor diz, "Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor". Maldito aquele que confia que tudo o que consegue vem das forças de suas mãos, confia no próprio dinheiro, na inteligência que tem e deixa o Senhor ao lado, sem importância. Essa pessoa é comparada a um arbusto solitário, vivente do deserto, em lugares inabitáveis, que não enxerga o bem quando chega, o bem que é dado por Nosso Deus.
A arrogância, a insensatez tem predominado dentro daqueles em que suas vaidades têm ocupado maior lugar de importância que as riquezas celestes. O pastor contou no culto de domingo que ouviu uma senhora conversar com sua e dizer que ela deveria casar, estabelecer uma família. A filha por sua vez, com estupidez, disse a mãe que sua família era o seu dinheiro, e tudo o que vinha conquistando com suor do seu trabalho. O ser humano está revivendo o antropocentrismo, o homem no centro do universo, e isso desagrada o Nosso Senhor.
No versículo 9 foi deixado como o coração é enganoso, todas as atitudes da carne humana são vindas do coração, é normal vermos pessoas dizendo, "siga o seu coração". Mas não, não sigamos o nosso coração, ele é frágil, vil e corruptível, ninguém o conhece, somos atraídos por seu engano, apenas o Senhor o sonda e conhece suas maldades. Bendito é aquele que no Senhor confia (v.7), há deleite nos braços do Senhor, quem nEle está entregue é comparado a uma boa árvore, bem enraizada e protegida.
Cristo nos conhece inteiramente, sabe cada desejo nosso, conhece cada um dos nossos pensamentos. Quem temos sido, o arbusto solitário ou a árvore bem enraizada?
Em que temos crido, na força do próprio punho ou na Fortaleza que é o Senhor?
Que possamos reconhecer onde temos falhado, pedindo misericórdia ao Nosso Pai de amor. Que possamos ver que nossa força é pequena, e tudo em nós não é nada sem o Salvador. Pode a criação ser maior ou mais importante que Seu Criador? De forma alguma.


Com esperança e fé,
Lavínia da Hora.

Comentários