Seja forte e corajoso

“Eu não gosto de mulheres fracas. Eu não casei com uma, e junto com Noël estou tentando criar Talitha, que faz 13 anos no sábado, de maneira que ela não seja uma. O oposto de uma mulher fraca não é uma impertinente, agressiva, barulhenta, controladora, petulante, insolente e arrogante amazona. O oposto de uma mulher fraca é Marie Durante, 14 anos de idade. Na França do século 17 ela foi presa por ser protestante. Na prisão disseram a ela: “Você pode sair em troca de uma frase: ‘Eu renuncio’”. E ela escreveu na parede da sua cela: “Eu resisto”. E ficou lá por 38 anos até morrer fazendo o mesmo. Esse é o oposto de uma mulher fraca.
Outro oposto de uma mulher fraca é Gladys Staines. 1999, você se lembra da história. Após servir os leprosos da Índia por 3 décadas com seu marido Graham, um dia ouviu que seu marido Graham, seu pequeno Phillip de 10 anos e seu Timothy de 6 anos haviam sido incinerados, queimados vivos no banco de trás do carro. E ela disse aos jornais: “Eu só tenho uma mensagem para o povo da Índia: Não estou amargurada, nem irada. Queimemos o ódio e espalhemos a chama do amor de Cristo”. O oposto de uma mulher fraca é a filha dela, muito bem batizada: Esther. Quando foi questionada pelos repórteres: “Como você se sente sobre o assassinato do seu pai?” Ela disse… ela tinha 13 anos: “Eu louvo ao Senhor por ter achado meu pai digno de morrer por Ele”.”
-Trecho retirado do livro : “Verdadeira Feminilidade”, John Piper.



Ao ler este trecho recordei-me das pregações que me alimentam nos dias de Culto, do significado do Evangelho da Cruz; que salva, que liberta, que transforma e que fortalece os cristãos para enfrentarem situações como mostra o trecho acima que lemos.

Conosco, cristãos deste tempo, também é assim. Engana-se quem pensa que o Cristianismo é somente para o fazer feliz e próspero. É certo que alguém que pensa assim ainda não teve um encontro com Jesus pelas linhas das Escrituras Sagradas.

É claro, na presença de Jesus há fartura de alegria. Somos felizes em meio ao choro, temos paz em meio à guerra, somos fortes em meio aos dias mais difíceis. 

As pessoas querem ser fortes, mas não buscam a fortaleza do alto. Batem no peito e dizem morrer por Jesus se preciso for, mas não o buscam em oração e nem entregam suas fraquezas a Ele. 
Como podemos sofrer e morrer por Jesus, dessa forma?

Essa força não vem de nós, pois é uma força espiritual e só podemos alcançá-la se estivermos em comunhão com Jesus, e comunhão requer oração e leitura de Bíblia. 

Os discípulos sofreram e morreram por Jesus. Então, podemos pensar que será diferente conosco? de maneira nenhuma! não somos melhores que os Cristãos que vieram muito antes de nós, posso dizer que somos até piores, pois esta é a geração de crentes mais preguiçosa e desinteressada que já houve.

“Como está escrito: Por amor de Ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.” (Romanos 8.36)

Se não temos ainda, devemos pedir a Jesus que nos dê a consciência profunda do que diz este versículo que lemos agora.

 O Apostolo Paulo que antes era perseguidor, agora era perseguido. Foi decapitado a mando do imperador Nero.

Simão Pedro foi morto numa cruz de cabeça para baixo a seu pedido, por não achar-se digno de ser crucificado da mesma maneira que o Senhor Jesus.

Estevão foi o primeiro mártir. Morreu porque pregou com fidelidade o Evangelho aos entregadores e assassinos de Cristo, que ficaram tão furiosos que o expulsaram para fora da cidade e o apedrejaram.

Tiago, filho de Zebedeu, por ordem de Herodes, foi preso e decapitado, sendo o primeiro dos apóstolos a receber aquele cálice que ele mesmo tinha dito ao Salvador que estava disposto a beber.(Mateus 20.22).

Os discípulos foram mortos por causa do Evangelho. Exceto João, apesar de ter sofrido por pregar a Palavra, e fora levado à Ilha de Patmos para sofrer também lá. Mas Deus o livrou e este veio a morrer de velhice, pois assim fora a vontade de Deus para com o seu servo.

Estes foram suficientemente fortes, pois andavam em comunhão, conheciam e amavam a Jesus a ponto de morrer por Ele.  E hoje somos chamados também a sermos fortes e corajosos para enfrentarmos tanto os problemas naturais da vida, quanto as perseguições quando vierem por sermos servos de Jesus. 

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” 
(2 Timóteo 3.12)

Eu oro para que nós mulheres sejamos o oposto de uma mulher fraca, e quanto aos homens sejam também o oposto de um homem fraco.

Fortaleçamo-nos no que diz a Palavra, e na Fé e na Esperança de vida eterna que há em Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador.

E é bom que não nos esqueçamos de que nada do que soframos por causa da fé poderá nos separar do amor de Deus.

Leia:

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” 
(Romanos 8.35)

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por Minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” 
(Mateus 5.11,12)

Amém, Deus seja louvado sempre!

Com fé
- Patrícia Gomes

Comentários