Os benefícios de uma mente renovada

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento".

                  - Romanos 12:2 

Alguns anos atrás li um comentário de Watchmen que concordo, ele falava sobre o maior impedimento para o crescimento espiritual do cristão.

Ele diz que não são as circunstâncias exteriores ou as dificuldades que enfrentamos os responsáveis por esse impedimento; antes o que impede é a nossa MENTE, ou seja, por ela não ter ou estar passando pelo processo de renovação que Deus deseja para seus filhos, ela tem o poder de interferir na vontade e nas emoções, ou seja, sempre iremos reagir às circunstâncias de acordo com o que há em nossa na mente.

Quase sempre culpamos as circunstâncias e as pessoas, mas não é o que nos acontece ou o que as pessoas nos fazem os empecilhos do crescimento, mas é a nossa maneira de pensar é o que temos na mente. Iremos reagir as pressões de acordo com a nossa mente e por isso ele diz que precisa: 

Mente: Precisa experimentar a renovação 

Vontade: Necessita submeter-se a Deus 

Emoção: Carece de estabilidade 

Quando lemos Romanos 12: 2 e Efésios 4:22,23, podemos ver o conselho de Paulo aos cristãos daquela época, ele mostrou a importância e os benefícios que tinha em suas vidas uma mente renovada. 

"Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente."

                - Efésios 4:22-23

A nossa mente precisa passar por uma faxina , ela precisa SER limpa da sujeira que o mundo, o diabo e os homens lançaram sobre ela desde que nascemos e isso só ocorre pelo processo de RENOVAÇÃO que vem pela Palavra de Deus. Quando nos submetemos a renovação da nossa mente ela estará livre para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus que nos dar estrutura para enfrentarmos os obstáculos sem reclamar, murmurar ou nos queixar, pois saberemos que Deus está trabalhando em nosso favor e que NADA se perde e que os que esperam no Senhor NUNCA serão DECEPCIONADOS.Quando passamos por lutas e dificuldade, sempre vamos agir de acordo com o que há em nossa mente, o que temos na mente fluir nas pressões. 

Com certeza você já viu alguém ou até mesmo já se viu lamentando-se em meio às lutas e dificuldades não é verdade? As circunstâncias como: lutas, injustiças, traições e dificuldades e algumas são insuportáveis e inaceitáveis para nós em muitos casos elas são motivos de murmurações e queixas ao invés de uma oportunidade de vermos a manifestação do amor cuidadoso de Deus!! 

Essas situações são difíceis de serem aceitas como algo que fazem parte do processo de Deus na vida dos cristãos, muito só consegue ver o agora ou o que os outros fizeram com ela e diante de tais situações só sabem se queixar: Porque estou passando por isso? Porque só acontece comigo? Porque que só eu tenho que mudar? Quanto vai acabar tudo isso? Ninguém ver o meu sofrimento, faz tanto tempo e ninguém faz nada por mim? Senhor só eu faço a coisa certa e os outros não fazem nada? Deus estou cansada de fazer a coisa certa, enquanto os outros só fazem o errado e ainda se dão bem!Todas essas perguntas e questionamentos em alguns momentos são aceitáveis, pois Deus sabe que é bom perguntar, mas a continuidade desses questionamentos e o partilhar deles para outras pessoas, além de revelar insatisfação que há no coração, também revelar uma mente que não foi ou não estar sendo renovada. 

A nossa vontade só vai se submeter à vontade de Deus, quando a nossa mente estiver passando pelo processo de renovação, as nossas emoções também só vão estar estáveis, se passarem por esse processo que vem pela preciosa Palavra. 

Paulo escrevendo aos Colossenses 3:16 disse: A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.

Que ter uma atitude diferente quando enfrentar problemas e dificuldades ? Transforme-se pela renovação da sua mente. Esse é o segredo para crescermos, nos submetermos a Deus e a sua Palavra e assim teremos estabilidade em meio às lutas e dificuldades. 

Mente renovada vida transformada;

Mente renovada é vida equilibrada; 

Mente renovada as emoção são estáveis;

Mente renovada tem a sua vontade submissa, 

a Deus e à Sua Vontade. 

- Irismar Oliveira

Deixo aqui um pequeno vídeo, para ajudá-lo (a), a compreender mais sobre como ter a mente de Cristo:

https://youtu.be/-CAv8sekf2k

Com fé, 

Lavínia da Hora. 

Comentários