Empatia é amar o próximo

"Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo este mal que tinha vindo sobre ele, vieram cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita; e combinaram condoer-se dele, para o consolarem.

E, levantando de longe os seus olhos, não o conheceram; e levantaram a sua voz e choraram, e rasgaram cada um o seu manto, e sobre as suas cabeças lançaram pó ao ar.

E assentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande".

(Jó 2:11-13)


A palavra do nosso Deus neste dia é sobre empatia. O que ela é e como podemos praticá-la?

O versículo acima relata um pouco da história de Jó em um momento que ele passava por enfermidade e que seus amigos o foram visitar e todos ficaram extremamente tristes, de coração partido e choraram com a situação da saúde de Jó. Mas o deram consolo, presença e força mesmo sem dizerem uma só palavra. 

Isso tem um nome que se chama: Empatia.

"O conceito de empatia é, em suma, a capacidade de se identificar com outra pessoa a fim de compreender o que ela pensa e sente; trata-se de compreensão emocional. ... A empatia é uma competência comportamental importantíssima".


Isso se chama amor e é o cumprimento do que está escrito em Romanos 12:15 "Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram".


É uma benção sermos empáticos, solidários, suportando-nos em amor e oração. Sendo o suporte uns dos outros!

Estendamos a mão ao nosso vizinho que está sem alimento. Sejamos presente na vida do amigo que está em situação de enfermidade. Choremos com aqueles que choram. Levemos palavras de vida para aqueles que estão desanimados. Coloquemo-nos no lugar do outro!

Somos servos de Deus e isso é trabalhar para o Reino. Levemos as boas novas através de gestos tão doces, através de mãos caridosas, levemos o cuidado do céu para essas pessoas.

Pratiquemos o serviço e o amor que pela graça recebemos e que a doce Palavra de Deus seja ministrada em nossos corações.


"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia"

( Mateus 5:7)


"E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis".

(1 Pedro 3:8)


"Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo".

(Gálatas 6:2)


Em nome de Jesus!


Com amor,

- Patrícia Gomes.


Comentários